Aspectos gerais 

 

1. O P&D 2016 é promovido pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, com o apoio do Centro Universitário UNA, e tem, como público-alvo estudantes, pesquisadores, docentes e profissionais da área de Design.

 

2. Os eventos componentes do P&D 2016 são destinados a Pesquisadores de Design (Sessões Temáticas), Bolsistas de Iniciação Científica e Acadêmicos de Graduação (Salão de Iniciação Científica) e Projetistas em geral (Salão de Protótipos de Projetos), podendo, neste último espaço, participar tanto Profissionais ou Pesquisadores quanto Bolsistas. As categorias e temas do P&D 2016 podem ser identificados AQUI (precisa de um link). 

Sobre o processo de submissão

 

3. As Comissões Científica e Organizadora do evento não se responsabilizam pela correção linguística dos resumos e artigos publicados, sendo responsabilidade dos autores a correta submissão de trabalhos.

 

4. A avaliação para aceite dos trabalhos inscritos será realizada pelo corpo de avaliadores, definidos pela Comissão Científica dos eventos que compõem o P&D 2016, e obedecerá ao critério de qualidade científica. As decisões dessa Comissão Científica no processo de seleção dos trabalhos são soberanas.

 

5. A submissão dos trabalhos ocorrerá por meio de formulário eletrônico, através do site www.ped2016.com.br, no período de de abril a 10 de junho de 2016. Para submeter o trabalho à avaliação, é necessário pagar uma taxa de submissão de R$ 60 (sessenta reais) por cada trabalho submetido (artigo completo, iniciação científica, projetos de protótipos). A submissão dos trabalhos só será confirmada mediante pagamento da taxa de submissão pelo boleto bancário gerado. É responsabilidade dos autores a inscrição do(s) trabalho(s) na(s) categoria(s) correta(s). Somente os trabalhos com confirmação de pagamento da submissão serão encaminhados para avaliação. No caso de não aprovação ou não classificação dos trabalhos, os valores pagos não serão devolvidos.

 

6. A inscrição no evento dos autores de trabalhos aceitos e classificados será realizada em um segundo momento, mediante o pagamento de uma taxa de inscrição. Uma vez finalizada a inscrição, é gerado o boleto bancário, não sendo mais possível trocar os eventos de inscrição nem se inscrever em um novo evento. Os dados da inscrição e os arquivos do resumo ou artigo poderão ser alterados até o último dia do período de inscrições, mediante CPF e senha.

 

7. O sistema considera como autor principal aquele que realiza a submissão, e como coautores os demais colegas. A certificação ocorrerá com base nos dados inseridos no formulário de inscrição do trabalho, dando direito a um certificado por inscrição. Poderão ser emitidas cópias dos certificados mediante solicitação à Secretaria Acadêmica e pagamento de taxa específica.

 

8. As normas para as produções específicas de cada modalidade de eventos estão explicitadas nos respectivos regulamentos.

 

9. Para os trabalhos completos, os artigos serão classificados em ordem decrescente, sendo selecionados para apresentação no evento apenas os trabalhos com mais alta média. Na categoria iniciação científica, serão apresentados em formato pôster todos os trabalhos que forem aprovados no processo de avaliação.

 

10. Os arquivos anexados na inscrição deverão estar salvos no formato PDF, em duas versões: arquivo com identificação dos autores e arquivo sem identificação, para fins de encaminhamento para avaliação. É indispensável que os arquivos anexados na submissão respeitem o modelo disponível em cada regulamento específico, incluindo a identidade visual do cabeçalho e rodapé com informações do evento, fontes, e sem marcas de geradores de PDF, além de outras. As inscrições que não seguirem esta orientação serão descartadas na avaliação, sendo de responsabilidade dos autores.

 

11. O autor principal é o responsável pelo trabalho inscrito, bem como pela veracidade e autenticidade do texto, e no ato da submissão já autoriza que seu trabalho seja publicado nos anais do evento, caso aprovado e classificado.

 

12. Para assegurar a avaliação em sistema duplo-cego (blind-review), a submissão dos trabalhos completos ocorrerá em duas etapas:

 

a) na primeira etapa, o autor deverá enviar o arquivo em formato .pdf. O arquivo deverá ser o trabalho completo, mas sem qualquer identificação dos autores ou Instituição – tanto no texto, quanto nas propriedades do documento, conforme modelo disponibilizado no site. Os dados como o título do trabalho completo, autores, seus e-mails e Instituições nas quais são afilados devem ser postados, nesta fase, apenas nos campos de cadastro do trabalho no formulário para submissão – devendo o documento estar anônimo – assim como o resumo (mínimo 100 palavras e, no máximo, 500 palavras, devendo ser cadastrado no site e constar no arquivo .pdf, conforme o modelo). Em caso de aceite, não será possível acrescentar novos autores.

 

b) na segunda etapa (apenas caso o trabalho tenha sido aceito), o autor deverá enviar um arquivo com o trabalho completo, identificando os autores cadastrados previamente no novo arquivo e com a identidade visual do evento no cabeçalho. A não submissão do trabalho final no prazo definido incorre na exclusão do evento, mesmo que a taxa de inscrição já tenha sido paga.

 

c) a não observância do material solicitado no item “b) segunda etapa”, no que tange a formato ou conteúdos solicitados ou pagamento do trabalho aceito, no prazo definido, incorrerá em exclusão do trabalho para o evento.

 

13. Valores de submissão ou de inscrição no evento não serão devolvidos. O cadastro no sistema de Submissão de Trabalhos habilita, após a confirmação do pagamento, para o corpo de avaliadores do Comitê de Avaliação analisar o trabalho. O pagamento da taxa de submissão não garante o aceite nem a classificação do trabalho. Caso o trabalho seja aceito pelo Comitê, poderá ser abatido apenas uma taxa de submissão por autor (R$ 60,00) no valor da inscrição no evento de um dos autores do trabalho aprovado. Esse benefício não é cumulativo, indiferente à quantidade de artigos submetida pelo autor e aprovados no evento.

 

14. As modalidades de submissão são: a) workshop; b) trabalhos completos para apresentação oral; c) trabalhos com protótipos oriundos de projetos; e d) resumos de Iniciação Científica, para apresentação em formato de pôster, oriundos de projetos de pesquisa e orientados por um pesquisador.

 

15. Para a modalidade workshop, as propostas deverão ser enviadas por e-mail, em formato .doc, para o seguinte endereço:contato@ped2016.com.br. O formato de submissão está disponível no item 29

Sobre os trabalhos completos

 

16. Essa categoria é destinada para a submissão de trabalhos completos por pesquisadores, docentes de graduação e pós-graduação, mestrandos e doutorandos em Design e áreas afins.

 

17Cada trabalho completo submetido será avaliado por dois (2) avaliadores. Os avaliadores verificarão: a) aderência ao Design; e b) avaliação quantitativa. A média das duas notas será a nota do trabalho submetido. Em caso de elevada discrepância, a Comissão Científica irá analisar cada situação, podendo ressubmeter o trabalho a outro avaliador. Os trabalhos serão classificados em ordem decrescente, vindo a compor a sessão temática. Os autores dos trabalhos aceitos na primeira seleção terão uma (1) semana para enviar a versão com a identificação dos autores e adequar o texto conforme as sugestões dos avaliadores, incluindo o respeito à formatação e ao formato da programação visual do evento no documento.

 

18. Caso o trabalho não seja enviado no prazo, identificado ou em formato diverso do proposto (vide modelo de trabalho completo), será desclassificado e o seguinte da lista, na ordem decrescente, terá uma (1) semana para a ressubmissão com as sugestões propostas pelos avaliadores.

 

19. O valor do pagamento da inscrição para autor de um dos trabalhos completos apenas se dará após a definição das sessões temáticas.

 

20. A soma do tamanho máximo dos arquivos submetidos é limitado a 5 MB. 

Sobre os protótipos de projetos

 

21. Os protótipos de projetos constituem oportunidade para que a comunidade científica (pesquisadores, professores, alunos e bolsistas) possa divulgar soluções de determinadas produções técnicas – no caso, os protótipos e afins. As modalidades de submissão são: a) protótipo (físico) de produto; b) gráfica (com suporte material); c) gráfica web ou multimídia.

 

22. Os protótipos constituirão sessões com espaços definidos. Os protótipos de produtos deverão ocupar, no máximo, 1 m² de espaço físico. Gráfica – com suporte material – será limitada às dimensões aproximadas de um pôster (cerca de 60 cm x 90 cm). Gráfica web ou multimídia deverá ter seu suporte providenciado pelo autor (notebook, tablete ou similar).

 

23. A responsabilidade da guarda dos protótipos são dos autores, devendo os mesmos permanecerem próximos ao local da exposição. 

Sobre os resumos para Iniciação Científica

24. O Salão da Iniciação Cientifica é o espaço para a divulgação de trabalhos desenvolvidos por alunos de graduação, bolsistas de iniciação científica e egressos de cursos superiores de Design e áreas afins, em parceria com pesquisadores e docentes. 

25Cada resumo submetido de Iniciação Científica será avaliado por dois (2) avaliadores. Os avaliadores verificarão: a) aderência ao Design e b) avaliação quantitativa. Os trabalhos aceitos irão compor o Salão de trabalhos de Iniciação Científica. Os autores dos trabalhos aceitos na primeira seleção terão uma semana para adequar o texto, conforme as sugestões dos avaliadores, incluindo o respeito à formatação e ao formato da programação visual do evento no documento.

 

26. O resumo deverá ter entre 100 a 500 palavras, em parágrafo único, sem imagens.

 

27. Caso o trabalho não seja enviado no prazo, ou em formato diverso do proposto com modelo do evento, será desclassificado.

 

28. A confecção, o transporte, a colocação, a apresentação e a retirada do pôster no local reservado são de responsabilidade do autor do resumo.


Instruções para Submissão de Propostas de Workshop

 

29. Propostas de workshops deverão incluir os seguintes itens:

 

1. Título do workshop

2. Nome, e-mail e instituição de vínculo de cada um dos organizadores do workshop

3. Breve descrição da estrutura principal do workshop e justificativa para que o tema seja tratado no contexto de um workshop do P&D2016 (máx. 1 página)

4. Material que deverá ser providenciado pelo inscrito, se for o caso

5. Necessidades de infraestrutura – audiovisual -, número esperado de participantes e duração do workshop (um turno inteiro ou metade de um turno).


30. Situações não previstas neste regulamento serão avaliadas e definidas pela Comissão Científica ou pela Comissão Organizadora, nas esferas de suas competências.


31Professores, pesquisadores e profissionais de Design e áreas afins podem submeter propostas de workshops.