Belo Horizonte e o Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais em parceria com o Centro Universitário UNA sediarão a 12ª edição do P&D Design - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Este é o maior evento na área do Design no país e reúne pesquisadores de todos os estados, além de convidados internacionais.


De forma a melhor caracterizar a relevância do evento em números, a edição de 2014 aconteceu em Gramado, Rio Grande do Sul e contou com onze áreas temáticas para apresentação de artigos completos e trabalhos de iniciação científica. Foram selecionados para apresentação 360 trabalhos completos, 149 pôsteres de iniciação científica, 13 workshops e uma nova categoria de trabalho: o salão de projetos de protótipos. Além disso, foram recebidas 1.133 submissões de trabalhos, o que demandou um grande esforço da comunidade acadêmica para avaliação, classificação e seleção dos melhores trabalhos para o evento.


Esses números representam o crescimento da pós-graduação em Design no Brasil, com a ampliação do grupo de programas de mestrado e doutorado, bem como a crescente disseminação da pesquisa no contexto do ensino em nível de graduação em Design.


O Congresso se constitui como um espaço qualificado para a difusão, trocas e debates sobre investigação do campo do Design, envolvendo pós-graduação, iniciação científica, egressos, profissionais, empresas e instituições.


O P&D 2016 acontecerá entre os dias 4 e 7 de outubro, com uma expectativa de público com ligações diretas ao ensino, processos de produção e ao mercado do design.